Naturalidade e Teatro

Recentemente, ouvi uma excelente palestra sobre sobre naturalidade, proferida belamente pelo meu amigo Luciano. Infelizmente não há links ou gravações disponíveis para que vocês possam se beneficiar com suas palavras.

E o conteúdo dela não poderia ser mais verdadeiro, tanto que me baseio nela para escrever este post.

Quando nós nos expressamos de modo natural, nós ganhamos a confiança de quem nos escuta.

É muito importante não agirmos de forma forçada como alguém que nós admiramos, porque fala e se expressa bem. Nós devemos APRENDER com tais, e não sê-los. Você confiaria em alguém que fala com você com uma máscara? Tentar ser outra pessoa é como usar um disfarce, e nos faz perder a credibilidade.

 

Se quisermos agir como outra pessoa, devemos fazer teatro. É no teatro que podemos incorporar outras personalidades, não na vida real; a interpretação é excelente para criarmos outras personalidades, praticarmos a fala, e isso obviamente estimula nossa criatividade e faz com que nossas conversas no cotidiano sejam mais interessantes.
E se você tem interesse em fazer Teatro, increva-se no processo seletivo para o curso fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo (corra!). A inscrição custa R$ 35,00, ou R$ 17,50, dependendo da sua renda. Clique para saber mais: http://bit.ly/spEscolaDeTeatro

Para sermos naturais, nós devemos ser espontâneos, sinceros, e despretensiosos. Se nós, ao falarmos, parecermos muito nervosos, ou formais demais, por nos preocuparmos com a impressão que vamos causar em outros, vamos fazê-los prestar mais atenção em nós do que no que estamos falando. Isso pode ser muito prejudicial.

 

Por outro lado, não devemos confundir naturalidade com desleixo. Erros gramaticais, pronúncia errada, falta de clareza na articulação, ou gírias em excesso podem ser ruins para nossa capacidade comunicativa.
No fim, atividades teatrais complementam as da vida real, mas não devemos ser atores quando estivermos fora dos palcos. Os principais benefícios – que podem ser trazidos para o cotidiano – de se fazer uma escola de teatro são:

  • Ganho de autoconfiança.
  • Otimização da capacidade de memorização.
  • Otimização da capacidade de leitura.
  • Melhoria na articulação e uso de gestos.
  • Clareza na expressão de ideias.

E o uso da naturalidade no cotidiano também traz benefícios para a arte da atuação, tais como:

  • Falar normalmente, e concentrar-se no que os seus ouvintes realmente esperam: entender o que você diz.
  • Ao falar, prestamos mais atenção nas ideias no que nas palavras; embora enquanto você estiver atuando as palavras também possam ser muito importantes, se você sabe exatamente do que se trata o contexto, as palavras podem sair de forma muito mais convincente.
  • Falar a nós mesmos no espelho e ganhar carisma aos nossos ouvintes (como no The Sims), ajuda-nos a sermos menos robôs tanto na vida real quanto nos palcos.

 

2 thoughts on “Naturalidade e Teatro

  1. Eu acho isso demais! Estou ensaiando voltar pro teatro, mas até agora a vida só me pregou peças 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*
Website

Solve : *
44 ⁄ 22 =