Manual de usuário para um time mais autoconsciente

Até mesmo os produtos mais óbvios do cotidiano têm manuais que permitem que tiremos o melhor proveito deles. Condições de uso, o que fazer em caso de mau uso, funcionalidades “secretas” para otimizar a interação com o produto. E nós, como seres multidimensionais e muito mais complexos, e em constante mudança, precisamos também dizer como nós funcionamos melhor.

No dia-a-dia, nem sempre encontramos oportunidades de falar de coisas que nos incomodam. Às vezes engolimos o sapo, fazemos cara feia, e seguimos adiante. Outras vezes, alguém nota que estamos em silêncio, e assume que estamos incomodados e muda seu comportamento da forma como acha que deve. Por outro lado, há vezes em que nada é percebido ou comunicado, e situações incômodas podem perdurar. Isso significa que a melhor forma de interagir conosco pode não ser desenvolvida, fazendo com que um time fique em condições onde não mostra todo o seu potencial.

Por causa da sutileza das relações humanas, fizemos recentemente uma atividade: o Manual do Usuário. Foi uma atividade de meio período onde tomamos um café juntos, tiramos fotos, e apresentamos qual a melhor forma de interagir com cada um dos membros do time, respondendo, dentre outras perguntas, as seguintes:

  • Quando saber quando você está estressado(a)?
  • Quais foram suas conquistas recentes?
  • Qual a melhor forma de se comunicar com você?
  • O que fazer quando determinado evento acontecer?
  • Qual a melhor forma de te dar feedback?
  • Como é o seu melhor modo de trabalho?
  • Quais são as coisas que te incomodam?
  • Quais são as coisas que te inspiram?
  • Como é a melhor forma de descrever sua personalidade?

A responsabilidade de quem está assistindo a apresentação de 5 a 7 minutos de cada manual é prestar atenção e refletir sobre as interações que tiveram com aquela pessoa. Além disso, abrir os manuais de usuário das pessoas com quem mais interage.

Time apresentando os manuais de usuário

Foi um exercício muito proveitoso para mim, e me permitiu entender um pouco mais sobre as pessoas do time, além de me dar possibilidade de ser mais flexível ao lidar com cada uma das pessoas.

Se você sente que precisa colaborar mais com o seu time, faça algo desse tipo. Tenho certeza de que vai sair com um time mais conectado e vai dar muita oportunidade de ação para você. Além disso, criar um evento onde todos podem apresentar cria uma plataforma padronizada para encorajar todos a apresentar detalhes de seu melhor funcionamento. Garanto que vocês terão descobertas incríveis se se conectarem com o momento!

Criar um manual de usuário também permite que você reflita e aumente sua autoconsciência, enquanto proativamente deixa os outros saber como você funciona melhor.

Se quiser mais  dicas de como criar e conduzir uma sessão do Manual de Usuário, acesse o link: https://AteoFuturo.com.br/Toolbox/manual-usuario

Bom proveito & Até o Futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*
Website

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.