Já teve alguma ideia que você achou sensacional, mas que achou tão ilusória e difícil de colocar em prática que acabou desistindo dela? Isso acontece comigo. Com que frequência? Todo o tempo.
Comigo acontece principalmente que tenho uma ideia e não consigo conclui-la. Elas geralmente saem como pessoas sem cérebros, ou seja, falta um elemento essencial para que elas ganhem vida e virem realidade.
Mas dificilmente teremos ideias completas tão geniais sozinhos, sem querer menosprezar a genialidade de ninguém. Acontece que precisamos compartilhar nossas ideias com outras pessoas que confiamos para amadurecê-las (não as pessoas, as ideias).
Se você acha que sua ideia não se completa, será que não é meio insensato compartilhar uma coisa sem pés ou sem cabeça? Não é como dar um cofre cheio de dinheiro e não dizer a combinação para abri-lo? Era o que eu pensava. Mas mudei meu comportamento de forma a compartilhar as ideias, mesmo incompletas. Eu acho que isso pode ser mais precisamente comparado a pedir ajuda de outros para achar a combinação certa para abrir o cofre.
Às vezes pode parecer muita ilusão, mas se não dermos início a nenhuma das ilusões, certamente não teremos êxito em nenhuma. Foi o que eu disse para a Ana Carolina recentemente com relação aos novos projetos que teremos para o Letras UFABC e Os Retóricos.
Outras vezes temos ideias absolutamente incríveis, sobre como fazer uma coisa mais rápido, por exemplo, e aí pensamos: “Preciso manter isso em segredo, senão vão roubar de mim!”. Eu também pensava assim, até mudar meu comportamento, como eu disse, e perceber que eu estava certo. Às vezes pessoas passam a fazer coisas de uma forma que nós descobrimos como fazer e quem leva créditos por isso são elas.
No entanto, na maioria das vezes, outros não copiam, mas sim contribuem: dizer nossas ideias a outros, nos permite coletar feedbacks, melhorando-as ainda mais ;
Claro que se sua ideia for extremamente brilhante, vai mudar o planeta num instante, fazer uma revolução completa, e você sentir isso, patenteie-a antes de compartilhar com o mundo. Via de regra, use os amigos em que confia para o gratificante trabalho de ouvir/guardar/melhorar/praticar suas ideias.
Compartilhar as ideias com os outros, faz com que outros se aproximem de nós, muitas vezes nos garantindo boas amizades e bons projetos para o futuro. Se formos egoístas vamos perecer em nosso mundinho que pode estar cheio de ricas percepções intelectuais, projetos, planos, e intenções, e jogar tudo isso no lixo.
Escrever e meditar sobre cada ideia que nós temos é o primeiro passo para que tenhamos pelo menos uma que se sobressaia. É, inclusive, a dica dada pelo Positivity Blog. Ele menciona que Thomas Edison teve milhares de ideias e patentes, mas poucas delas são usadas e lembradas até hoje, porque elas se destacaram. Se nós tivermos medo de seguir adiante com as nossas, obviamente o êxito será nulo.
Então, fica a dica: exercite sua mente, tenha ideias! Não tenha medo de ser altruísta, compartilhe!
Como diz provérbios!! Há um amigo q se apega mais q um irmão!! 17:17! Ou seja é sempre bom pedir ajuda p seu melhor amigo ,aí VC vai conseguir, e melhora as suas idéias!!